Learning

Desenvolvimento de software e inteligência artificial

Learning: Inferência de volume de corpo moedor

Software: inferência de volume de corpo moedor

Um grande desafio da indústria mineradora é garantir a eficiência de seus moinhos, um ponto crítico é a relação entre os volumes circulantes e o volume do corpo moedor.

Criamos um sistema que permite a inferência, “ou medição”, deste volume, concedendo ao controle de planta fazer as correções: sem paradas e em tempo real. Com isso reduzimos os riscos de uma inspeção com entrada dentro dos moinhos e também os custos.

Utilizamos técnicas de Inteligência Artificial que após treinamento respondem em qualquer cenário com extrema assertividade. Esta mesma abordagem pode ser aplicada a outros processos.

Eficiência Energética

Com nosso conhecimento de engenharia de testes e desenvolvimento de software, aliados as técnicas de inteligência artificial, auxiliamos empresas na busca de melhores opções energéticas. Alguns exemplos de sucesso:

Modelo de comportamento de linha industrial: calculando a redução de consumo de energia pela adoção de lubrificantes adequados, com o cálculo do retorno financeiro. Além disso temos os benefícios diretos de sustentabilidade como a redução de consumo elétrico, emissão de calor, de gases e de água.

Modelos de comportamentos de alternadores, bombas d’água e bateria em conjunto com montadora para desenvolvimento de novas abordagens com ações de redução de até 5% no consumo de combustíveis de automóveis.

Software de predição de falhas

Nossa equipe está em constante atualização quanto as técnicas para o desenvolvimento de sistemas inteligentes. Um dos nossos primeiros produtos nesta área foi o sistema de predição de falhas.

É um sistema complexo, que envolve a instalação de sistemas e sensores além da digitalização dos registro históricos de dados. Como todo sistema de IA, necessita de treinamento e validações, mas após esta etapa consegue antecipar não só falhas, mas também classificar faixas de operação quanto a eficiência energética do sistema.

Altamente adaptativo, também permite um monitoramento dinâmico de parâmetros de operação com a criação de alertas, substituindo a percepção humana, ao mesmo tempo em que previne que as falhas aconteçam e sempre mostrando o status do cenário: se está favorável ou crítico.

Translate